SERVIÇOS

AVALIAÇÃO DE MARCAS

A mensuração do valor de Marcas e Patentes é um serviço complexo e deve ser feito de forma correta e segura. A partir da avaliação, estes ativos podem ser vendidos ou comprados.

A Marca pode representar, em muitos casos, um valor superior à soma de todos os bens tangíveis de uma instituição, dadas as suas características de representação no mercado. Essa necessidade de avaliação tornou-se mais evidente após a globalização, tendo em vista inúmeros desafios, riscos e oportunidades que um mercado sem fronteiras oferece.

A MARPA possui profissionais especializados e trabalha com métodos e critérios específicos e reconhecidos para a avaliação de marcas e patentes.

Aspectos Jurídicos Tributários

Ativo imobilizado em base legal (lei 6404/76 das S/A) para lastro de garantia real de operações de crédito, refinanciamento, parcelamento, debêntures, etc. (institutos públicos e privados);

- Apresentação da relação de capital de terceiros/próprios (grau de endividamento) mais favorável;

- Apuração de acervo líquido (patrimônio social efetivo) nos processos de cisão, fusão ou incorporação (leis 6404/76, 1598/77, 8981/95 e 9065/95)

Aspectos Comerciais

  • - Determinar valores econômicos de franquias (ativos e passivos);
  • - Adequação patrimonial para futura abertura de capital (Bolsa de Valores);
  • - Suporte econômico para negociação de aquisição: cessões de tecnologia, processos industriais, concessões públicas e privadas, linhas de produtos e outros ativos;
  • - Suporte econômico para acordos comerciais e parcerias;
  • - Avaliação econômica de direito marcário;
  • - Correto dimensionado do ativo permanente;
  • - Expressão mais acurada do patrimônio líquido;
  • - O valor da marca do imobilizado técnico, deve ser igual ao valor da marca – no patrimônio líquido;
  • - O valor de marca não incide em aumento no imposto de renda, desde que conste como reserva de reavaliação durante cinco anos, a partir da data do lançamento ou balancete;
  • - No Brasil já existem instituições financeiras aceitando o valor de marca como garantia de financiamento;
  • - É realizada uma pesquisa qualitativa com clientes e fornecedores para avaliação da imagem da marca, isto é, como ela está sendo percebida no mercado.

Documentos Necessários

  • - Três últimos balanços;
  • - Último balancete;
  • - Contratos comerciais (quando for o caso de franquias, concessões);
  • - Breve histórico da empresa;
  • - Perfil dos clientes;
  • - Amostra da carteira de clientes (no mínimo 5%);
  • - Dados da amostra: nome, endereço, cep, fax, fone, e-mail, pessoa de contato;
  • - Segmentação de mercado nacional e internacional (se for o caso);
  • - Principais concorrentes;
  • - Lista de preços (quando for o caso);
  • - Perfil de faturamento por produto;
  • - Investimento em pesquisa e desenvolvimento;
  • - Investimento em propaganda e publicidade;
  • - Contratos de locação, pontos comerciais, quando for o caso;
  • - Benfeitorias em bens de terceiros;
  • - Classificação dos registros ou encaminhamentos junto ao INPI;
  • - Outras informações relevantes;
  • - Procuração e Contrato de Autorização fornecida pela MARPA.

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