top of page
  • Foto do escritorMarpa News

O sucesso depende do seu registro

Atualizado: 21 de out. de 2022

Você aceitaria correr o risco de ter que mudar o nome da sua empresa?



O registro de marcas é a forma de evitar que isso ocorra, além de ser uma forma de proteger sua propriedade intelectual. E isso se aplica também aos músicos e artistas que trabalham desde o começo na criação do nome da banda ou o título de seu álbum. Algumas bandas passam anos trabalhando para fortalecer o nome dos seus grupos musicais e acabam esquecendo da parte mais importante, que é o registro da marca. Isso pode acarretar na perda do nome do conjunto e até mesmo o impedimento da comercialização de certos produtos com o nome da marca.


No Brasil temos vários exemplos de bandas famosas e consolidadas no meio musical que tiveram que se abdicar do seu nome, pois não realizaram o registro de forma devida no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o órgão responsável por analisar e conceder o registro de uma marca no Brasil.


Já tivemos na história grupos de grandes sucessos que tiveram que mudar todo seu nome, seja pela marca já estar registrada ou ou por não registrarem a tempo, assim perdendo toda a marca construída. O registro do nome da sua marca é uma forma de proteger a marca de cópias ou mesmo de pessoas mal intencionadas, evitando assim que outros artistas utilizem o seu nome sem autorização.


Esse tipo de caso já aconteceu inclusive com nomes famosos do meio musical, como é o caso do É o Tchan que no começo era reconhecida por Gera Samba, porém outra banda de menor relevância já possuía os direitos da marca, obrigando assim a mudança.


Por isso é sempre bom reforçar o registro de propriedade intelectual, pois uma banda que possui a marca registrada acaba transmitindo mais confiança, tanto para o público quanto para parceiros. Tanto que uma marca registrada tem mais chances de ser chamada para fazer propagandas ou mesmo desenvolver produtos com o selo da banda. Pois imagine que seu grupo tem uma base já consolidada de fãs e repentinamente precise mudar toda sua marca já construída, isso poderia causar danos irreparáveis à imagem. Sendo assim, a primeira coisa a ser feita é o registro do seu produto, garantindo o sucesso no futuro.


Valdomiro Soares Presidente do Grupo Marpa

valdomiro@grupomarpa.com.br



38 visualizações
bottom of page