James Bond no tribunal: o que a disputa da marca 007 ensina sobre proteção contínua
- Marpa News
- há 13 horas
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Mesmo uma marca global e icônica como James Bond/007 pode ser questionada. Recentemente, uma disputa judicial mostrou que até as marcas mais famosas não estão 100% seguras.
No caso, uma construtora de Dubai entrou com ações na Europa e no Reino Unido alegando que as marcas “James Bond”, “007” e até o slogan “Bond, James Bond” haviam perdido validade por falta de uso. A empresa Danjaq, que controla os direitos de James Bond, reuniu 227 páginas de provas demonstrando o uso contínuo da marca em:
✅ Filmes
✅ Produtos licenciados (camisas, chapéus, acessórios de luxo)
✅ Merchandising global
Esse episódio serve de alerta: a falta de uso, documentação e manutenção do registro pode abrir espaço para que terceiros tentem se apropriar do nome da sua marca.
🔎 O que aprendemos com esse caso? Sua marca precisa de:
Uso contínuo comprovado
Registro ativo no INPI
Provas documentais atualizadas
Na Marpa, ajudamos você a garantir tudo isso.Proteja seu nome, produto ou personagem exclusivo. Vem para a Casa das Marcas!
